Samba de luto

Morre Ilton Mendes, fundador do Candongueiro em Niterói

Influente no samba foi vítima de AVC

Influente no samba, Ilton Candongueiro estava internado desde setembro
Influente no samba, Ilton Candongueiro estava internado desde setembro |  Foto: Redes sociais
  

O fundador do Candongueiro, casa de samba mais tradicional de Niterói, Ilton Lopes Mendes, morreu aos 77 anos, na tarde do último sábado (1°), vítima de um AVC. Ilton estava internado desde o dia 17 de setembro no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. 

O espaço, que funciona em Pendotiba, foi fundado há mais de 30 anos pelo músico e sua mulher, Hilda, nos fundos de casa. O Candongueiro abrigava inicialmente uma roda de samba para os amigos. Com os anos, a casa começou a atrair mais gente e virou local oficial de samba. O compositor Wilson Moreira fez o primeiro show da casa. 

Ilton Candongueiro
Ilton Candongueiro |  Foto: Redes sociais
  

Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Beth Carvalho, Monarco, Guilherme de Brito, Luiz Carlos da Vila, Moacyr Luz, Walter Alfaiate, Nelson Sargento, Aniceto do Império, Dona Ivone Lara e a Velha Guarda da Portela, entre outros, são artistas que já se apresentaram no local. 

Axel Grael, prefeito de Niterói, era frequentador do local e lamentou a perda.

“Perdemos hoje [sábado] o querido Ilton Mendes, Dono do Candongueiro, grande representante do samba em Niterói, uma referência para a cultura popular de Niterói e do nosso Estado. Já passaram pelo Candongueiro nomes como Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila, Aniceto do Império, Monarco e Dona Ivone Lara. Sua casa de samba seguirá sendo berço da sua enorme contribuição para o samba. Minhas condolências aos amigos e familiares.”

O enterro acontece às 13h45 desta terça-feira (4), no Parque da Colina, em Niterói. 

< Viúva de Moisés da Vila publica cartas: 'Inveja da mulher' Romeu Zema declara apoio a Bolsonaro: 'Acredito muito mais' <